Como a comunicação visual pode aumentar as vendas? | Afro Negócios

Como a comunicação visual pode aumentar as vendas?


Como a comunicação visual pode aumentar as vendas?

Com uma clientela cada vez mais exigente e disputada por um número crescente de empresas concorrentes, ter um diferencial que vá além da qualidade de produtos e serviços torna-se essencial.

Uma das maneiras encontradas por lojistas é investir pesado na comunicação visual. Uma empresa que possui um padrão de comunicação gráfica moderno, consistente e adequado ganha pontos na disputa por novos compradores.

Saiba, em nosso artigo de hoje, como a comunicação visual pode aumentar as vendas com dicas simples e fáceis de pôr em prática!

Tudo começa no logo

É impossível falar em comunicação visual sem falar nas logomarcas. São elas as responsáveis por definir, em uma imagem concisa, os valores, ideais e missões de toda empresa. Quando bem pensada e executada, uma logo traz ao seu negócio um ar de profissionalismo, seriedade e solidez.

Os elementos essenciais para uma boa logo são uma tipografia adequada, sem excessos decorativos, imagens e ícones simples e de fácil compreensão, além de uma boa escolha de cores, sem exceder três ou quatro. Desse modo, não apenas se garante que a mensagem seja transmitida de forma eficiente, mas também se facilita o uso da logo nos mais variados suportes, tamanhos e variações, sem perda de qualidade.

Escolha de cores adequadas

As cores e seus diferentes efeitos e significados são vitais ao design: toda identidade visual de qualidade pede por uma paleta de cores bem feita. Para isso, selecione a cor base de sua paleta de acordo com o que deseja transmitir, o público-alvo que será alcançado e a forma como isso será feito, utilizando informações sobre como cada cor interage com a mente humana.

A partir dessa base, escolha mais três ou quatro cores para complementar a paleta, dando preferência à uma cor complementar (ou oposta) e três tons mais neutros, garantindo o equilíbrio cromático e afastando problemas como excesso de informação e cores conflitantes. A consulta de cores complementares pode ser realizada em um círculo cromático.

Fachada de destaque

A fachada da loja é o primeiro contato entre o empreendimento e o cliente em potencial — é nesse momento que a atenção do consumidor será ou não despertada. Para garantir que o retorno seja positivo, crie uma fachada simples, com as informações essenciais (nome e contato, no máximo).

Além disso, cuide para que o letreiro seja visível em médias e grandes distâncias: use letras com pelo menos dez centímetros de largura e espaço de 2,5 centímetros entre elas. Mantenha poucas cores (as definidas na paleta cromática) e não descuide da manutenção: fachadas sujas, mal iluminadas ou com informações desbotadas passam uma impressão de desleixo e amadorismo.

Vitrine impecável

A vitrine é o segundo elemento que compõe a frente de loja, combinado à fachada, demanda as mesmas orientações gerais. Avalie bem o espaço físico disponível para a montagem da exposição: as peças devem ter ao menos dez centímetros de espaço. Evite também a sobrecarga de informações – é recomendável definir um tema e, a partir dele, instalar peças de destaque em poucos manequins, com os demais itens dispostos em alturas menos nobres.

Outro aspecto a se considerar é o dinamismo da vitrine, afinal, exposições que permanecem inalteradas por longos períodos deixam uma noção de que a loja está parada, desatualizada, sem novidades. Mantenha sua vitrine com um tema principal por no máximo duas semanas, alterando diariamente os detalhes decorativos.

Quanto aos temas, a criatividade pode – e deve! – fluir. Inspire-se em estações do ano, datas comemorativas como o Natal e o Dia das Mães, grandes eventos esportivos como as Olimpíadas ou mesmo temas mais gerais, como música, esporte ou cultura urbana. Como sempre, pense no que o seu público quer e use isso como ponto de partida para a vitrine.

Iluminação é essencial

A iluminação também faz parte da comunicação visual de qualquer empresa. Assim como as cores, cada tipo de luz tem suas particularidades e é adequada a certas situações. Lojas populares, por exemplo, usam luzes brancas e intensas, que cobrem todo o ambiente, para garantir que todos os produtos estejam visíveis.

Por outro lado, comércios voltados a públicos mais seletos têm iluminações mais intimistas, de tons amarelados e espalhadas por vários spots dedicados a produtos nobres. Este tipo de luz traz calma, ao contrário do impulso de compra criado pelas luzes brancas do varejo popular.

Não esqueça de suas fachadas e vitrines: mantê-las bem iluminadas faz parte de uma boa manutenção, e as regras para cada tipo de luz também devem ser seguidas nas vitrines — luzes brancas para iluminação geral, spots para produtos destacados.

Material gráfico coeso

Os impressos gráficos, como cartões de visita, folders, flyers e panfletos, também são parte da comunicação visual e devem ter cuidado especial. Como regra, use as cores da paleta, coloque poucas informações e use tipografias de fácil leitura.

É importante que os diversos materiais promocionais tenham uma ligação visual entre si e com o restante da comunicação, garantindo que o cliente faça a associação e se sinta seguro para comprar.

Como a comunicação visual pode aumentar as vendas online

É praticamente impossível falar sobre comércio sem citar as vendas pela internet: todas as grandes varejistas e um número cada vez maior de pequenas e médias empresas mantém e-commerces, e a comunicação visual deve se estender também a esse meio.

Um layout simples e bem-feito, fácil de navegar e com um processo de compra descomplicado aumenta a conversão de vendas e traz boa reputação ao seu empreendimento entre a clientela online. A estética também não fica de fora: mantenha a ligação visual com a logo, a paleta de cores e os materiais impressos.

Neste artigo, vimos de que maneiras uma boa comunicação visual pode aumentar as vendas, com passos simples e básicos para os lojistas que desejam se destacar e ganhar competitividade no mercado. Caso se sinta inseguro para começar sua própria comunicação visual, considere procurar por profissionais especializados em design, que certamente trarão um resultado excepcional para sua loja!

468 ad
error: Conteúdo Protegido!