Como registrar uma marca? | Afro Negócios

Como registrar uma marca?


Como registrar uma marca?

Resultado de imagem para black business

Com certeza, você conhece grandes empresas que basta apenas falar o nome para serem reconhecidas mundialmente. Certo? Além do talento e do espírito empreendedor, estas empresas possuem algo em comum: o registro de sua marca.

Pode parecer muito simples criar um nome para uma empresa, no entanto, você enfrentará algumas complicações caso copie um nome já existente ou tenha o nome copiado por outra empresa.

Para evitar estes transtornos, o melhor caminho é saber como registrar uma marca. Desse modo, você adquire total exclusividade e ainda tem chances maiores de se promover no mercado, já que sua empresa será vista a partir de um novo ângulo corporativo.

Mas antes de executar esta ação, confira passo a passo de como registrar uma marca:

Confira se sua marca já foi registrada

É comum pensarmos em nomes semelhantes e esta é uma das causas para que muitas empresas registrem suas marcas para não serem copiadas.

O primeiro passo é fazer uma busca sobre as marcas já existentes no mercado. Esta pesquisa pode ser realizada por qualquer pessoa de forma prática e gratuita, diretamente no sistema de buscas do site do INPI.

Determine o tipo de marca

Existem diferentes tipos de marcas. Elas podem ser nominativas, formadas apenas por palavras; podem ser figurativas, quando as marcas acompanham símbolos; e também podem ser mistas, que mesclam palavras e símbolos.

Pague uma taxa inicial

Como já falamos para você, ao abrir uma empresa, todos os processos requerem custos, até mesmo para registrar uma marca.

Consulte os custos desta operação e lembre-se que pequenas empresas possuem descontos de até 50% nas taxas. Outro pagamento necessário é relacionado à exclusividade da marca, sendo válida por até 10 anos. Uma dica é sempre contratar um escritório de sua confiança para dar inicio ao processo.

Dê entrada ao processo

Após o pagamento das taxas, é disponibilizado para você um número para dar entrada a todo o processo. Este registro será realizado pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sendo o órgão federal responsável por todos os registros no Brasil.

A entrada do processo pode ser feita online, bastando preencher o formulário disponível no site do INPI.

Agora, é só esperar! O registro da marca estará disponível em alguns veículos, como Revista Eletrônica da Propriedade Industrial (RPI) ou no próprio sistema de busca de marcas. Os prazos também podem variar e talvez seja necessário enviar outros tipos de documentação.

468 ad
error: Conteúdo Protegido!