O que É um Plano de Negócios? | Afro Negócios

O que É um Plano de Negócios?


O que É um Plano de Negócios?

Quem me conhece sabe que tenho dedicado os últimos anos a ajudar empreendedores que desejam ter sua própria empresa, começando do zero. E, um dos principais erros que essas pessoas cometem é iniciar sua jornada sem um plano de negócios.

É por isso que sempre faço questão de dizer que ter um planejamento é essencial para qualquer empresa, principalmente para aquelas que estão dando os primeiros passos no mercado.

Mas afinal, o que é um plano de negócios, Erico?

O plano de negócios pode ser entendido como uma ferramenta usada pelo empreendedor para reunir informações sobre o seu mercado de atuação, os produtos e serviços que deseja vender e quais ações vai executar para isso.

Ainda não ficou muito claro?

Ele é um documento em que deve estar registrado quais são os objetivos de sua empresa (não importa o tamanho que ela seja) e quais são as ações que você vai tomar para alcançá-los.

Qual a importância do plano de negócios?

Posso afirmar que é por meio do plano de negócios que você terá certeza se a sua ideia de empresa é viável ou não. Ainda que a sua ideia inicial não se mostre promissora, ele também pode apontar para um caminho alternativo mais adequado.

Vale dizer que ter um plano de negócios diminui consideravelmente os riscos, seja para quem está começando ou para empresas já consolidadas.

Dele partem ações de prevenção para os desafios impostos pelo mercado e ajuda para a prospecção e captação de clientes. Ele também evita que você dedique sua energia no que não vale a pena ou que faça investimentos improdutivos, entre outras coisas.

É preciso ressaltar que o plano de negócios é um documento indispensável para se obter novos recursos e serve de apoio não só para o dono da empresa, como também para toda a sua equipe.

Como elaborar um plano de negócios

Se você fizer uma pesquisa rápida, irá perceber que existem diversas maneiras de construir um plano de negócios. Mas, para te ajudar a começar a estruturar o seu documento, posso fazer as seguintes sugestões de tópicos para você trabalhar:

1 – Defina o que é o seu negócio

2 – Quais são os seus principais produtos ou serviços

3 – Os seus principais clientes

4 – Local da empresa

5 – O capital que será investido

6 – Qual é a expectativa de faturamento mensal

7 – Qual o objetivo de lucro

8 – Em quanto tempo espera ter retorno

Começando a trabalhar esses temas, você já terá um bom direcionamento para a sua empresa!

Fonte: Erico Rocha

468 ad
error: Conteúdo Protegido!