Qual a importância da concorrência? | Afro Negócios

Qual a importância da concorrência?


Qual a importância da concorrência?

Para alguns, pode soar estranho quando afirmamos que a concorrência é um ponto positivo dos negócios. O imaginário popular trata a disputa por mercado consumidor como algo ruim, mas isso está longe de ser verdade.

É graças à competitividade que os empreendedores investem em inovação e aprimoram seus serviços. De certa forma, a competição faz com que as empresas pensem diferentes estratégias para contornar os mesmos problemas, e isso promove o crescimento não só do negócio, mas das pessoas associadas a ele.

Se não houvesse concorrência, os empreendedores se preocupariam menos com a qualidade do produto que estão ofertando. A competição saudável entre empresas funciona bem porque se sabe que o empreendedor que atingir o melhor padrão de qualidade venderá mais — e todas as empresas querem se tornar referência em seu mercado de atuação.

E quando não há concorrência?

Há algumas razões pelas quais um negócio não tem concorrência, e nenhuma delas é completamente vantajosa para o empreendedor. Que tal conhecê-las e descobrir como evitá-las?

Você tem um negócio inovador e sua empresa está à frente do mercado

É possível que você tenha criado um negócio tão inovador que ainda não exista concorrência para competir com sua empresa. Apesar de esse cenário parecer animador, não se engane: a concorrência está de olho em você e logo aparecerão empresas para competir pelo seu espaço. Esforce-se para fortalecer a imagem de empresa pioneira, educar seu mercado e estar em constante aperfeiçoamento.

Você não tem o produto que o consumidor quer

Quando não há mercado consumidor, não há produção. Você se lembra dos conceitos de oferta e demanda, não é mesmo? Pois é assim que funciona no mercado.

Se você não tem concorrência, é muito possível que também não tenha compradores. Um exemplo hipotético muito comum dado nas aulas sobre competitividade é o seguinte: você pode abrir uma churrascaria na Índia. A matéria-prima para o seu negócio seria abundante e custaria pouco — e haveria zero concorrência. Mas também haveria zero mercado consumidor.

Você não avaliou bem o ambiente competitivo

Se parece não haver concorrência expressiva no ramo de atuação da sua empresa, você pode ter feito uma avaliação equivocada do mercado. O empreendedorismo não é um ramo tão fácil, e um engano inocente pode acabar comprometendo toda a estrutura do seu negócio.

468 ad
error: Conteúdo Protegido!