WhatsApp para negócios: táticas para aumentar suas vendas | Afro Negócios

WhatsApp para negócios: táticas para aumentar suas vendas


 

Imagine se existisse uma ferramenta gratuita que pudesse te ajudar a aumentar suas vendas… Seria mágico, não acha? E se eu te falar que essa ferramenta já existe e provavelmente está no seu bolso? Isso porque você pode usar o poder do WhatsApp para negócios na sua empresa.

É uma oportunidade de ouro para gerar mais vendas, aumentar seu faturamento e ter um bom relacionamento com seu cliente.

O WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil, segundo pesquisa da CONECTAÍ Express de junho de 2017. O aplicativo é o meio de comunicação número 1 no país, por isso você não pode deixar de lado essa ferramenta em seu negócio.

O WhatsApp é um meio de contato muito interessante, já que as pessoas estão sempre com o celular na mão ou no bolso.

Em um email, por exemplo, você consegue mandar mais informações sobre seus produtos e tudo mais. Porém, nem todo mundo abre o email constantemente… Mas já uma notificação no WhatsApp é praticamente impossível de ignorar!

WhatsApp para negócios: táticas para aumentar suas vendas

Por isso, nós separamos algumas táticas que você pode começar a aplicar hoje mesmo em sua empresa para usar o WhatsApp para negócios e bombar suas vendas, confira!

1. Gere contatos para sua lista do WhatsApp

 

O primeiro passo é gerar contatos para sua lista. Sem isso, estratégia nenhuma vai funcionar em seu negócio. Por isso, é interessante que você crie cadastros de clientes, solicitando o número do celular dessas pessoas.

Use seu CRM para extrair esses dados, peça para seu cliente preencher um formulário ou até faça campanhas de leads. O Facebook possui um modelo de anúncio chamado Facebook Lead Ads. Você pode fazer campanhas com ele e obter o número de telefone das pessoas interessadas em seu produto.

2. Peça autorização para seus clientes

 

Atrelado ao item anterior, vem o pedido de autorização para enviar mensagem. E não me venha com letras miúdas, ok? Pergunte com clareza se seu cliente aceita que você envie esses conteúdos via WhatsApp.

Adicionar a pessoa em uma lista, sem avisar, e começar a enviar um monte de mensagens é invasivo. Você pode perder o cliente fazendo isso.

Isso porque não são todas as pessoas que se sentem à vontade recebendo uma enxurrada de mensagens, muito menos entrando em um Grupo no WhatsApp que elas não desejam.

3. Organize seus clientes por preferência

 

Essa organização é fundamental para que você use o WhatsApp para negócios com sabedoria!

Quando você adicionar uma pessoa na sua agenda de contatos, coloque uma sigla, uma tag, para identificar o interesse do cliente. Isso pode ser no final do nome da pessoa, quando você for adicionar na sua lista.

Existe também a possibilidade de você usar os campos personalizados do WhatsApp para isso. Lá, você consegue colocar essas informações relevantes sobre seu cliente.

Exemplo

Você é dono de um salão de beleza e tem dois novos contatos para incluir em sua agenda:

  • Maria, cliente que vai no seu salão uma vez por semana para fazer as unhas.
  • João, que vai no seu salão a cada dois meses para cortar o cabelo.

Na sua agenda, você pode diferenciar esses clientes da seguinte maneira

  • Maria da Silva – unha semanal
  • João dos Santos – corte masculino

Fazendo isso já no momento do cadastro, você pode clicar na lupa do WhatsApp, digitar apenas “corte masculino”, e criar um lista nova somente com esse perfil de consumidor.

Essa lista de transmissão terá todos os seus clientes que fazem corte masculino, e você pode alertá-los sobre alguma promoção do seu salão.

4. Lista de transmissão no WhatsApp

 

Acima, nós acabamos de falar sobre listas de transmissão no WhatsApp. Você sabe qual a diferença de uma lista para um Grupo?

Na lista de transmissão, cada pessoa vai receber essa mensagem de maneira privada. Você envia a mesma mensagem para todo mundo da lista de transmissão, mas a pessoa recebe de forma individual.

Essa é a diferença de um Grupo no WhatsApp para uma lista de transmissão: no Grupo, todo mundo envia mensagem para todo mundo, cria-se uma sala de bate-papo. Na lista, você e seu cliente conversam de maneira individual, mas o envio da mensagem que você faz é para todos de uma só vez!

Cada lista de transmissão suporta 256 contatos, ou seja, você pode criar quantas listas quiser, segmentadas de acordo com o perfil do seu cliente.

Você passa a ter um relacionamento com sua lista, pode enviar novidades, promoções, esclarecimentos, mensagem de bom dia e muito mais para atrair a atenção dos seus clientes.

Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp

Para criar uma lista de transmissão:

  1. O primeiro passo é gerar contatos e adicioná-los em sua agenda.
  2. Reforce com seu cliente que ele precisa adicionar o seu número na agenda dele também.
  3. Abra o WhatsApp.
  4. Abra tela de conversas do WhatsApp.
  5. Clique em Nova transmissão e escolha Nova Lista.
  6. Vai aparecer os contatos que você pode adicionar.
  7. Selecione os contatos e toque no ícone de criar.
  8. Feito isso, vai abrir a sua primeira lista.
  9. Aqui você pode alterar o nome da lista.
  10. Você pode colocar ou remover pessoas.

Prontinho, sua lista está criada com sucesso!

IMPORTANTE: para que essa conversa com as listas de transmissões aconteça da melhor maneira possível, você precisa pedir para que seus clientes adicionem seu número de contato do WhatsApp na agenda deles, ok?

5. Número pessoal vs número profissional

 

Separe esses dois universos e não misture trabalho com vida pessoal. O ideal é que você tenha um celular e um chip somente para usar o WhatsApp para negócios.

Isso é primordial para evitar confusão, como mandar uma foto errada para seus clientes, por exemplo, ou para que mais de uma pessoa possa fazer o atendimento ao seu cliente.

Pense: se você tem um aparelho somente para o contato do WhatsApp para negócios, você consegue revesar com sua equipe para que, em um determinado período do dia, uma pessoa fique responsável pelo atendimento ao cliente. Já em outro horário, uma segunda pessoa fique responsável pela tarefa.

6. Não foque na venda

 

Os princípios que falamos no treinamento Facebook Essencial também valem no WhatsApp para negócios. Pense nos 3 pilares do sucesso que são: atrair, engajar e converter. Você pode seguir essa estratégia perfeitamente!

Num primeiro momento, pense em ajudar as pessoas a resolver um problema ou gere conteúdos que atinjam uma dor, uma necessidade ou um desejo. Você pode praticamente fazer uma consultoria com seus clientes via WhatsApp e aproveitar o gancho para falar da importância do seu produto, por exemplo.

Eduque seu cliente com conteúdos bons, com conteúdos que sejam relevantes para ele. Mas faça isso de coração, sem ser algo forçado ou mascarado. Essa é a chance de criar relacionamento com o cliente para melhorar o seu negócio.

Não foque na venda, foque na resolução de problemas! Essa pode ser a chave do seu sucesso no WhatsApp para negócios. Atraia a atenção, engaje sua audiência no WhatsApps e as conversões vão surgir!

7. Serviço de atendimento ao consumidor

 

Você viu como é importante criar relacionamento com o cliente. Mas o WhatsApp não precisa ser somente um espaço para geração de conteúdo. A rede social de bate-papo deve, também, ser um canal de comunicação para atendimento ao consumidor.

Use a ferramenta para oferecer mais informações sobre seus produtos ou serviços, para fazer orçamentos, para atendimentos de delivery, para receber críticas e sugestões e muito mais! Todas as ações que seu SAC toma em seu site, por exemplo, podem ser transportadas para o WhatsApp.

Pense na praticidade do cliente: é muito mais fácil ele se comunicar com você pelo WhatsApp em vez de enviar um email, ou até abrir um formulário de contato em seu site para fazer isso.

8. Use o WhatsApp Web

WhatsApp para negócios: táticas para aumentar suas vendas usando o aplicativo

Qualquer pessoa pode usar o WhatsApp pela internet. Para acessar o WhatsApp pelo computador:

  1. Acesse o WhatsApp Web no endereço https://web.whatsapp.com/.
  2. Uma tela com um código QR será exibido.
  3. Abra o WhatsApp em seu celular.
  4. Toque em Ajustes/Configuração.
  5. Toque na opção WhatsApp Web/Desktop.
  6. Leia o código QR que está na tela do computador. É só apontar a câmera do seu celular para a tela do navegador.
  7. O escaneamento do celular será feito na tela do computador.
  8. A tela do WhatsApp vai carregar em seu computador.

Assim, fica muito mais fácil para você digitar, enviar imagens e se comunicar com seus clientes. Você não se cansa usando o celular, digitando em uma telinha pequena.

9. Aproveite o Status do WhatsApp

WhatsApp para negócios: táticas para aumentar suas vendas usando o aplicativo

Aqui está uma estratégia bem bacana para usar o WhatsApp para negócios. O Status do WhatsApp é um recurso parecido com as stories que podemos ver no Instagram e Facebook.

É um sistema de postagem idêntico ao que existe no Snapchat, no qual você envia um conteúdo que fica disponível por apenas 24 horas. Depois desse tempo, o conteúdo desaparece! O status do WhatsApp, inclusive, já pode ser acessado pelo WhatsApp Web, viu?

Os conteúdos para postar no status podem ser de promoções do dia, aquelas que acabam em 24 horas; pode ser de alguma peça nova que chegou em sua loja de roupas; pode ser um produto novo que você recebeu em sua loja de alimentos; pode ser um antes e depois de uma tintura realizada em seu salão de beleza; pode ser um projeto de arquitetura que você finalizou e muito mais!

O céu é o limite para essa geração de conteúdo! Foque na elaboração de imagens bonitas e atraentes para publicar no status. É só salvar esses arquivos em seu celular e fazer a postagem.

Como criar conteúdos bonitos para postar no Status do WhatsApp

  1. Use modelos prontos disponíveis aqui nesse link. É só abrir, editar e salvar!
  2. Use o Canva para criar imagens elegantes.
  3. Aproveite os recursos do Adobe Spark para bolar suas imagens.
  4. Acesse uma lista com editores de imagem poderosos para as redes sociais e escolha seu favorito.
  5. Veja aplicativos de celular para geração de fotos divertidas.
  6. Use o Stories Ads para criar vídeos modernos e chamativos.
  7. Conheça bons editores de vídeo gratuitos para criar peças animadas.

10. Divulgue seu link direto do WhatsApp

WhatsApp para negócios: táticas para aumentar suas vendas usando o aplicativo

Existe uma maneira bem interessante de criar um link direto do seu número de contato do WhatsApp. Isso é bacana porque você pode colocar esse link em um anúncio no Facebook, por exemplo.

Um cliente ou um possível cliente clicam na opção de Enviar Mensagem e, automaticamente, a tela do WhatsApp se abre. Seja ela no celular ou no computador desse cliente. É um meio muito mais simples para que seu cliente adicione o seu número de contato.

Esse link também pode ser adicionado em seu perfil do Instagram, em sua página no Facebook e no site oficial da sua empresa. 

Link direto para seu número no Whatsapp

Para criar um link direto para seu número no Whatsapp:

  1. . Copie o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Somente com ele é possível criar o redirecionamento direto para o seu número.
  2. Caso sua cidade não utilize o nono dígito, usar o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000
  3. Coloque o seu Número no Link. Substituia todos os ZEROS pelo seu número de telefone. Incluindo o DDD da sua cidade.

Exemplo:

Meu número de contato no WhatsApp é 99999-9999 e eu moro em Curitiba, onde o DDD é 41.

No campo de número, eu vou substituir da seguinte maneira: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5541999999999

IMPORTANTE: fique atento se sua cidade possui o nono dígito, ok? No exemplo acima, a cidade tem o nono dígito.Como criar link direto para seu número no Whatsapp

 

Prontinho! Colocando o seu número de contato do WhatsApp nesse espaço, você obtém um link que permite um contato mais fácil com seus clientes.

Onde usar o link direto para seu número no Whatsapp

 

Muitas empresas podem tirar proveito desse link com o número de contato do WhatsApp em seus negócios. Existem diversas maneiras de explorar essa estratégia em seu negócio.

A primeira delas é se você tiver um site ou um site de e-commerce. Ao colocar o link no número de contato, quando um cliente clicar nesse link, ele será automaticamente redirecionado para uma conversa no WhatsApp. Muito mais prático do que ter que digitar todos os números.

Se você faz anúncios no Facebook, você pode criar campanhas com o botão de CTA de Fale Conosco, por exemplo, redirecionando para o WhatsApp. Quando alguém ver o seu anúncios e clicar no botão de Fale Conosco, a tela do WhatsApp se abre e a conversa se inicia.

Você pode colocar esse link direto para seu número no WhatApp em vídeos. Por exemplo, você divulgou o seu produto no YouTube, para que as pessoas entrem em contato, você pode disponibilizar esse link caso um possível cliente tenha dúvidas.

Como encurtar o link direto para seu número no WhatsApp

Em alguns casos, você pode usar um encurtador de URL para apresentar o link direto para seu número no WhatsApp de uma forma mais bonita. Principalmente se você for colocar esse link em uma descrição de um vídeo do YouTube, por exemplo.

Para encurtar uma URL:

  1. Abra o site bit.ly;
  2. Cole a sua URL;
  3. Pronto! Um link encurtado será gerado.

Você pode fazer isso sem ter uma conta! Se você tiver um login no bit.ly, é possível gerar uma URL encurtada personalizada.

E aí, pronto para facilitar o contato com seus clientes? É uma oportunidade excelente de vender mais!

Fonte: Camila Porto

468 ad
error: Conteúdo Protegido!