Escolha uma Página

Por acaso você já se pegou pensando em alguma destas situações?

  • Quando eu tiver dinheiro eu vou criar um negócio.

  • Quando eu me aposentar eu vou viajar mais.

  • Quando eu tiver uma super ideia vou montar um negócio.

Sim? Ótimo, este artigo é para você! Muitas vezes nós criamos condições para nós mesmos dizendo coisas como estas. Como numa relação de causa e efeito, nós criamos condições para nós mesmos nos programando para um dia fazer algo.

Porém, sem tomar as rédeas do nosso futuro este dia pode nunca chegar. Ou quando ele chegar o cenário poder ser muito diferente do que imaginávamos.

Quer comprovar o que eu estou dizendo?

Pergunte a alguém mais velho do que você: O que você queria ser, ter ou fazer quando você era mais jovem?

Para te ajudar a se livrar das “amarras mentais”, seguem abaixo 10 crenças que impedem muitas pessoas de terem seus próprios negócios e que talvez estejam impedindo você também.

1 – Preciso de Uma Ideia De Negócios Inédita

De fato, estas ideias podem até ser muito perigosas. Pesquisas feitas com inventores dos EUA mostram que apenas 3% das pessoas que registram uma nova invenção conseguem ter algum lucro com ela. Imagine você iniciar um negócio com apenas 3% de chances de sucesso. Então, se você quer ter um negócio com pelo menos 20 vezes mais chances de sucesso, esqueça as ideias mirabolantes. A seguir eu vou lhe mostrar 3 maneiras de gerar ideias de negócios.

2 – Preciso De Muito Dinheiro Para Começar

Ter mais dinheiro disponível do que o necessário, frequentemente, atrapalha o empreendedor. Este assimila que iniciar um negócio é sair investindo antes mesmo de validar qualquer hipótese de mercado relativa ao seu produto ou serviço. O que o empreendedor precisa, na verdade, é de uma ideia de negócio viável. Se a ideia for realmente uma oportunidade de negócio, ele conseguirá dinheiro para investir, seja ele de investidores anjos, familiares, amigos ou sócios interessados no negócio.

3 – Começar Um Negócio É Muito Arriscado

Viver é arriscado! Se para nosso bem mais precioso, que é a vida, não existem garantias… imagine para um negócio próprio! No entanto, eu posso lhe dizer que começar um negócio é muito menos arriscado do que ficar na inércia, à deriva, enquanto envelhecemos inseguros por não saber o que o destino nos reserva.

Pare…!

Respire por uns três segundos… Agora imagine você daqui a 10 anos, continuando no caminho que você está hoje, esta imagem que você vê o satisfaz? Caso você esteja insatisfeito é hora de fazer algo diferente do que você vem fazendo.

“Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” Albert Einstein

4 – Preciso De Um Sócio.

O maior motivo para as pessoas buscarem um sócio é o medo. O medo de fracassar, o medo de estar sozinho e não saber o que fazer. Todo este medo se desfaz na medida que você vai evoluindo no planejamento do seu negócio. Você só precisa de um sócio se ele tiver algum recurso indispensável para seu negócio, que não posa ser substituído seja por um funcionário, por um financiamento ou por uma parceria.

5 – Não tenho nenhuma ideia de negócio.

Esta é a parte fácil da coisa, temos ideias o dia todo. Você só precisa selecionar as melhores ideias. Você pode buscar ideias de negócios em 3 tipos de situações:

  • A – Problemas que você experimenta no seu dia a dia. A solução para estes problemas podem ser ideias de negócios.

  • B – O que você gosta de ter ou fazer. Estes gostos pessoais podem se tornar ideias de negócios poderosas.

  • C – Empresas de sucesso na sua região. Frequentemente copiar e aprimorar ideias de negócios que já são um sucesso é uma excelente maneira para começar um negócio lucrativo.

* No Guia Como Abrir Um Negócio existe uma planilha para identificar ideias de negócios relacionadas com seu perfil, capital de disponível e região.

6 – Não Tenho Dom Empreendedor

A muito tempo atrás já foi discutido se um empreendedor nasce com o talento ou se este era possível de ser desenvolvido. Resumindo a história, descobriram alguns genes ligados às características dos empreendedores de sucesso, por outro lado, estes genes traziam benefícios, mas também riscos a quem os possuíam. Hoje é entendimento comum dos pesquisadores que uma personalidade empreendedora de sucesso pode ser desenvolvida. Então, se esta era sua desculpa para não ter seu próprio negócio, está na hora de rever sua situação.  : -)

7 – Preciso De Um Plano De Negócios

Não é obrigatório fazer um plano de negócios para criar um negócio de sucesso. Um plano de negócios, de início, engessa o processo de criação ao fazer você ficar muito tempo planejando e supondo coisas que na maioria das vezes não são verdadeiras quando testadas no mercado. O plano de negócios é útil em uma segunda etapa, depois de validada as hipóteses de mercado. Se você chegar nesta fase é porque, muito provavelmente, você tem nas mãos uma boa oportunidade de negócio.

8 – Vou Esperar A Economia Melhorar

Mesmo se projetarmos uma queda no PIB de 5% (economistas estão estimando uma queda de 1,2%), este número é praticamente insignificante perto das oportunidades que podem ser exploradas em um negócio próprio. Claro, alguns negócios podem sofrer mais, especialmente os afetados pela alta na cotação do dólar. Por outro lado, a crise também gera oportunidades. Depende de você saber se você quer chorar ou vender os lenços. Na minha humilde opinião o sucesso está muito mais relacionado com o empreendedor por trás do negócio do que com a escolha do momento econômico favorável.

9 – Preciso Deixar Meu Emprego Para Iniciar Meu Próprio Negócio

A não ser que você não dependa do seu salário para pagar suas contas mensais OU que não tenha alternativa porque já está sem renda… não faça isso! A maioria dos brasileiros iniciam um negócio próprio por necessidade, eu mesmo já fiz isso, e neste momento não temos muita escolha, é dar certo ou dar certo. No entanto, se você puder escolher, comece o negócio paralelamente sem deixar sua ocupação atual. Depois que o negócio estiver modelado e pagar pelo menos o salário que você recebe na outra ocupação, aí sim é hora de empreender em tempo integral.

10 – Quando Eu Encontrar Um Investidor Eu Vou Colocar Minha Ideia Em Prática.

No momento em que você encontrar um investidor ele vai lhe fazer muitas perguntas, como estas:

  • Qual é o seu negócio?

  • Como você atrai clientes para ele?

  • Qual os custos envolvidos e qual a possibilidade de lucros?

Agora, eu te pergunto: Como você responderá estas dúvidas sem ter feito um planejamento e testes mínimos de mercado? Investidores, como o nome diz, querem investir para obter retorno financeiro. Antes de chegar até eles você tem que ter todo o seu negócio formatado, pelo menos no papel.

Finalizando… Porque Você Ainda não Tem Seu Próprio Negócio?

Existem dois recursos que as pessoas acreditam ser escassos e que todo mundo usa como desculpa para postergar ou não fazer alguma coisa que deseja: tempo e dinheiro. Se você perguntar para alguém ou para você mesmo: Porque Você Ainda Não Tem Seu Próprio Negócio?  Aposto que em 50% dos casos você vai ouvir respostas relacionadas a tempo ou a dinheiro.

“Será que a questão é ter mais tempo e dinheiro para fazer acontecer ou utilizar os recursos que você já tem para fazer o que você quer fazer?”